sábado, maio 12, 2007

Mas afinal, quem é Frei Galvão, mesmo?


Tá legal! Frei Galvão é o primeiro santo brazuca no panteão da Igreja Católica. Ok, mas tenho lá minhas dúvidas de que o novo canonizado seja tão conhecido assim de seus conterrâneos.

A minha impressão é de que Frei Galvão meio que furou a fila. Eu era criança e o Padre José de Anchieta tinha sido beatificado. Anchieta era espanhol de nascimento, mas sua carreira religiosa se desenvolveu no Brasil, com destaque à fundação de São Paulo. Outro religioso, Padre Reus - este mais próximo dos gaúchos - também já estava na fila de espera pelo reconhecimento do Vaticano, assim como os também populares Irmã Dulce, Padre Cícero e até Frei Damião.

Sinceramente, eu comecei a ouvir falar de Frei Galvão acho que foi no final do ano passado. E me pareceu que entre a sua "descoberta" pela mídia até a cerimônia de santificação, tudo se desenvolveu muito rápido. Parece que foi de uma hora para outra.

Acho que agora a Igreja deve começar um trabalho maior de "divulgação" de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão. Afinal, temos que valorizar cada brasileiro que faz milagres.

Nenhum comentário: