quarta-feira, novembro 26, 2008

Começa a Semana do Samba


Hoje, 26, às 20h, no Teatro Túlio Piva (Rua da República, 575), começa a Semana do Samba 2008. O primeiro evento é alusivo aos cinco anos do Grupo de Pagode Bom Partido. As apresentações têm entrada franca, com exceção do Pagode Solidário (sexta-feira, 28), que solicita um brinquedo em troca do ingresso.

Na quinta-feira, 27, no mesmo horário, a programação da Semana do Samba vai à Usina do Gasômetro. Como parte das comemorações pelos 80 anos da Usina, haverá apresentação da Banda Itinerante.

Sábado à noite, 29, as demonstrações começam na quadra da Saldanha, com apresentação da Banda, de Tobias da Vai-Vai, Elisete Rosa, e Império da Zona Norte. Na madrugada, às 3h, um caldo verde será servido no Bar do Ricardo, na Rua Caldre Fião.

Confira aqui a programação "24 Horas de Samba"

Também está previsto café da manhã na Usina do Gasômetro, às 8h30, seguido do evento intitulado Passeio de Trem, com saída às 10h30, na Estação Mercado do Trensurb. Haverá almoço na quadra da Escola de Samba Império do Sol, em São Leopoldo, e retorno a Porto Alegre para passeio no barco Noiva do Cai (apresentação da Banda Itinerante). No retorno do passeio, haverá desfile da Banda Saldanha, saindo da Usina até o Anfiteatro Pôr-do-Sol.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Meu encontro com Nei Lopes


São poucas as pessoas que eu cometeria a tietagem de pedir autógrafo ou tirar uma foto junto. E só faria isso de uma maneira autêntica, se eu realmente fosse fã dessa pessoa. Já aconteceu com Bezerra da Silva e com Dominguinhos do Estácio. Infelizmente, não tive a ventura de tietar Jamelão. Só sei que nunca posaria ao lado de uma celebridade efêmera ou qualquer outro tipo de pagação de pau. E eis que um dos meus (poucos) ídolos vivos estava em Porto Alegre: o escritor, compositor e sambista Nei Lopes.

O artista carioca esteve em POA para participar da programação da Feira do Livro e autografar sua nova obra: Kofi e o menino do fogo (Editora Pallas), direcionada ao público infantil. Sem nenhuma divulgação, nem resenha em jornal, nem cobertura da "grande" imprensa, Nei ficou à disposição do público na tarde desta terça-feira (04.11), junto aos armazéns centrais do Cais do Porto. Eu, que não sou bobo nem nada, me fui até lá, munido de livros e capas de CDs para ganhar a assinatura de Nei e ainda sapecar uma foto com o autor de "Tempo de Dondom", "Goiabada Cascão", "Judia de mim", "Gostoso Veneno", entre outras obras.

Grande figura, esse Nei. Ficamos cerca de 40 minutos batendo papo sobre carnaval, samba-enredo, escola de samba, livros, folclore afrobrasileiro, de tudo um pouco. O mestre recentemente lançou um DVD gravado ao vivo. Quem sabe Porto Alegre será brindada com um show deste sambista nato, de fina cepa.
Volte logo aos pagos, Nei!

segunda-feira, novembro 03, 2008

Good luck, Barry!


Depois das eleições municipais no Brasil, chegou a hora de acompanhar (e torcer) quem realmente manda no mundo. Amanhã os norte-americanos vão às urnas para eleger o novo presidente dos EUA e o planeta inteiro está de olho na votação. Muito já se falou no fenômeno Barack Obama, 47 anos, candidato do Partido Democrata. Filho de um economista queniano com uma antropóloga branca norte-americana, Barry (apelido de infância) viveu na Indonésia e foi criado pelos avós maternos em Honolulu, no Havaí. Em 1981, mudou-se para Nova York, para terminar sua graduação em Ciências Políticas na Universidade de Colúmbia. Mais tarde, cursou Direito na Universidade de Harvard – onde se formou em 1991. Logo em seguida, foi para Chicago, onde trabalhou pelos direitos civis dos negros carentesda cidade. Obama começou a ganhar notoriedade na política durante a Convenção do PartidoDemocrata em julho de 2004. Foi onde fez um discurso que emocionou o país. Meses depois,acabou sendo eleito para o Senado. Depois de sair vitorioso na batalha com a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, nas prévias do Partido Democrata, Obama iniciou suabusca pelos votos dos americanos usando como lema a palavara “change” (mudança).


Pois é isso. Barack Obama representa, aos olhos do mundo, essa "mudança", uma espécie de iluminismo político norte-americano, depois do breu que foi a administração belicista de George W. Bush. Com pompa e pose de superstar, de celebridade, e pitadas de messianismo, Barack virou o queridinho da mídia e conta com a torcida de bilhões de habitantes da Terra como o favorito para ser o novo inquilino da Casa Branca. Turbulência econômica, desemprego, altos impostos e a persistência na Guerra do Iraque são alguns desafios que Barack (ou o republicano John McCann, tido como zebra caso ganhe) irão enfrentar nos próximos 4 anos. Se o afrodescendente Barack Obama vencer, tomara que não desaponte todos que desejam esta "mudança" e seja um dos responsáveis para que os EUA finalmente ingressem no terceiro milênio mais humanizados. Boa sorte, Barry!