sexta-feira, maio 28, 2010

Quer ser feliz? Adote um bichinho...


Minha grande amiga e colega jornalista Marcela Mourão criou um blog para divulgar sobre doação de animais de rua (cachorrinhos, gatinhos, etc). O nome é sugestivo: Quer ser feliz? Adote um bichinho.

Também vale a pena conferir seu belo texto no artigo publicado na Zero Hora de domingo passado (23.05.2010), que transcrevo abaixo, na íntegra. A Marcela, aliás, vem se dedicando a esse assunto: o amor, o carinho e o cuidado que devemos ter com os animais. Parabéns, garota!!

TEMA PARA DEBATE
Quer ser feliz? Adote um bichinho, por Marcela Mourão *


Moro em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, onde curso mestrado. Apesar de não estar fisicamente em Porto Alegre, ajudo constantemente pessoas que fazem de tudo para resgatar animais em situações precárias. Diariamente, recebo relatos revoltantes e fotos de doer na alma. Contribuo financeiramente com o que me é viável e repasso os pedidos de ajuda aos amigos que sei que colaboram. Mas não é o suficiente! Cidadãos como eu fazem o que podem, mas precisam de ajuda.


Vivemos em um mundo que não pertence só ao homem, mas também às plantas e aos animais. Portanto, eles precisam ser cuidados já que é por culpa nossa que se encontram em tal situação.


Porto Alegre tem várias ONGs voltadas para a causa, mas é necessário que empresas participem. Tão em moda, a responsabilidade social empresarial também envolve os animais. Aqui em San Francisco, a Society for the Prevention of Cruelty to Animals (SPCA) (Sociedade para Prevenção da Crueldade aos Animais, em português) é um exemplo. A entidade não governamental conta com parceiros como Macy’s, Bloomingdale’s, Yahoo, Purina One, BMW of San Francisco e o grupo de comunicação ABC.


A estrutura da SF/SPCA impressiona, com um centro veterinário de primeira linha e um abrigo de animais tão confortável quanto um lar. Entre as atividades voluntárias está a “Macy’s Holiday Window” (“Vitrine de Natal da Macy’s”, em português), que teve como resultado cerca de 300 adoções durante novembro e dezembro de 2009.


A Macy’s é uma das mais tradicionais lojas de departamentos dos Estados Unidos. Localizada no centro de San Francisco, é famosa por sua decoração natalina. Mas, além de luzes, o que a faz ainda mais interessante é a atividade da SF/SPCA. Cães e gatos para adoção fazem parte das vitrines, todos com o maior conforto. Grande parte de quem passa para ver os bichinhos entra e se cadastra para adoção.


Então, por que não uma atividade semelhante em Porto Alegre? Que tal se as ONGs se unissem por um bem comum através de uma única campanha – “Quer ser feliz? Adote um bichinho” –, e empresas, lojas, grupos de comunicação etc. patrocinassem a causa, dentro da responsabilidade social empresarial?


E, para quem simplesmente não liga para a questão, dois argumentos: quanto menos animais estiverem abandonados nas ruas, mais limpa fica a cidade e menos riscos correm os motoristas de acidentes causados por cães e gatos circulando no trânsito.


*Jornalista e mestranda em Administração Esportiva na University of San Francisco

Um comentário:

Marcela Mourão disse...

Obrigada pela força, Brisa! Grande beijo!