quarta-feira, junho 16, 2010

Autobiografia de um ex-negro



Esta quinta-feira, dia 17 de junho, marca os 139 anos de nascimento de James Weldon Johnson (1871-1938). Professor, poeta e compositor, é autor de um livro que é hoje tido como um clássico da literatura afro-americana, A autobiografia de um ex-negro, inédito em português, é um lançamento da editora 8Inverso Editora.

O livro – publicado anonimamente em 1912 – é considerado um marco por ter sido o primeiro romance de ficção escrito por um negro nos Estados Unidos. Johnson conta a experiência sobre o que é ser um negro estadunidense no final do século 19 e início do século 20. O autor foi um respeitável como respeitável ativista dos direitos civis e um dos mais importantes escritores do movimento artístico conhecido como Harlem Reinassance.

Em seus anos finais, escreveria ainda um dos mais conhecidos livros sobre a questão racial americana, intitulado Negro Americans, What Now? (1934), no qual aponta a integração como o único caminho possível para a solução dos problemas raciais nos EUA. Morto em um acidente automobilístico em 26 de junho de 1938, seu funeral reuniu mais de duas mil pessoas no Harlem, em Nova Iorque.


4 comentários:

mvc disse...

Muito interessante! Já está à venda?

Gerson Brisolara disse...

Sim, está à venda nas melhores casas do ramo. Abraços e boa leitura!!

Unknown disse...

Excelente livro, vale muito a pena!

Unknown disse...

Excelente livro, vale muito a pena!