quinta-feira, julho 15, 2010

O (quase) desconhecido Dia do Homem


Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, é comemorado, no Brasil, o Dia Internacional do Homem. Tá aí uma efeméride que eu desconhecia. Fiquei sabendo que tal dia existia porque vi em um anúncio colado na vitrine de uma das lojas O Boticário, semanas atrás.

Curioso, resolvi pesquisar um pouco do tema. Geralmente, são conferidas datas às chamadas "minorias": Dia da Consciência Negra, Dia do Índio, Dia da Mulher, Dia da Criança e por aí vai. Por que um dia logo para o homem? Descobri que a data foi criada há 10 anos, pelo ex-presidente russo, Mikhail Gorbachev e é apoiada pelas Nações Unidas. O dia consagrado ao homem é o 19 de novembro. No entanto, no Brasil, a data é festejada em 15 de julho (com destaque para Manaus e São Paulo) e é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Reino Unido e Malta, mas o apoio global à data é amplo.

A criação da data tem motivos nobres, como a saúde masculina, por exemplo. Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na família e no casamento, e na criação dos filhos.

Existe até um website oficial que explica a intenção institucional do International Men's Day (IMD). Os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação e saúde públicas, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade, destacando suas contribuições.

Segundo uma entidade ativista masculina, a Mens Activism News Network (Rede de Notícias do Ativismo Masculino), o Dia Internacional do Homem se interliga com o "Movembro" - um evento mundial que acontece em novembro de cada ano (no dia 19, conforme dito anteriormente), no qual homens deixam a barba crescer para alertar para problemas de saúde masculinos, como o câncer de próstata.

Nenhum comentário: