terça-feira, maio 22, 2007

Lucky man

Sou um simpatizante do rock progressivo que era feito entre o final dos anos 60 e meados dos anos 70. Pink Floyd, Yes, Genesis, Rush e até o Queen (em certo momento), gravaram obras maravilhosas em termos de qualidade musical. Muitos torceram o nariz, criticando o excessivo virtuosismo dos músicos, a alienação dos temas e a grandiloqüência dos arranjos.

Mas meu grupo favorito, cuja obra e trajetória só fui conhecer na minha adolescência, em plenos anos 80, era Emerson Lake and Palmer. Graças aos antigos programas de música que passavam na TVE, como Som Pop, Onda 85 e Pra Começo de Conversa, eu delirava com aqueles shows gravados em película, mostrando toda a força de um supergrupo de rock, sem o auxílio de telões, efeitos especiais, bases pré-gravadas e uma banda paralela em volta.

"Lucky man" é uma balada que tocou bastante em rádios (foi gravada em 1971) e mostra talento instrumental com capacidade de uma obra comercial. A versão que achei no You Tube é de um show de 2001 e mostra os músicos já tiozões: o vocalista e violonista Greg Lake poderia concorrer a Rei Momo; o magnífico tecladista Keith Emerson está com a cara tão enrugada que lembra uma uva passa; o megabaterista Carl Palmer é o menos judiado, com um jeitão e um cabelo espetado que nos remete ao atual técnico da Seleção Dunga.

Fora isso, considerem-se "homens de sorte" e curtam esse belo som.

Nenhum comentário: